Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-addons-for-elementor-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home2/alves462/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio astra foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home2/alves462/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
STJ DEFINE TESE SOBRE ICMS EM SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA – Alves & Mattos

Alves & Mattos

STJ DEFINE TESE SOBRE ICMS EM SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

O STJ estabeleceu que não se aplica o artigo 166 do CTN quando o contribuinte substituído vender por preço abaixo da base de cálculo presumida do ICMS.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), através da Primeira Seção e empregando o rito dos recursos repetitivos, consolidou entendimento acerca da substituição tributária para a frente. Foi decidido que, se o contribuinte substituído vender a mercadoria por um preço inferior à base de cálculo presumida, não se aplica a condição do artigo 166 do Código Tributário Nacional (CTN).

O ministro Herman Benjamin, relator do Tema 1.191, elucidou a natureza desse mecanismo tributário, onde um terceiro é responsável por antecipar o pagamento do tributo devido pelo contribuinte substituído, com possibilidade de posterior ressarcimento caso o fato gerador presumido não se concretize.

O STF, ao analisar o Recurso Extraordinário 593.849 (Tema 201), já havia se manifestado pela necessidade de restituir a diferença do ICMS se a base de cálculo real da operação for menor que a presumida. No entanto, o STF não discutiu a aplicação do artigo 166 do CTN.

O ministro Herman Benjamin apontou que, na substituição tributária para a frente, o tributo é recolhido antecipadamente pelo contribuinte substituído, baseado em uma base de cálculo estimada. Quando a venda ocorre por um valor abaixo do presumido, o comerciante não pode recuperar o imposto anteriormente pago, impactando diretamente sua margem de lucro.

O relator esclareceu que a situação configura um ressarcimento, e não uma repetição de indébito, conforme estabelecido no artigo 150, parágrafo 7º, da Constituição Federal e na Lei Complementar 87/1996.

Renato Alves Silva

OAB/RJ 84.284

Rolar para cima